1.8.09

Engrenagens

 
   O homem evolui em sociedade, porque seu desenvolvimento funciona como engrenagens, em que vez ou outra há uma peça nova, capaz de revolucionar a máquina onde coexiste-se. A existência em si é um emaranhado de vidas que se cruzam, no entanto em algum momento o homem necessita do isolamento – seja por tristeza, concentração ou outro motivo.
   Todo ser humano nasce a partir de um semelhante. Naturalmente, cria-se vínculos – tanto com parentes próximos, quanto com os pilares da sociedade, de quem todos são dependentes. A política que rege a vida moderna não tem escapatória.
   A humanidade baseia-se em escolhas coletivas de uma classe mais poderosa ou dominante. Ainda assim, o ideal psicológico individual que distingue dois semelhantes tem papel fundamental na adaptação humana. O que seria da física atual se Isaac Newton não tivesse sido atingido pela maçã e descoberto a lei da gravidade?
   Embora a existência do ser se estruture em suas relações, há momentos que o ser humano necessita isolamento. Em busca de concentração, mares quilométricos ao redor podem ajuda na reflexão. Isto é, ainda que a solidão absoluta não seja uma realidade, existem os momentos em que as emoções fazem do homem um só no meio de muitos outros.
   Portanto, apesar da sociedade, que impossibilita a vida selvagem e solitária, o homem se encontra em solidão quando necessita e issoé essencial para a evolução da espécie.


[2008 - 9,5]

Nenhum comentário:

Postar um comentário